terça-feira, 6 de novembro de 2018

Nova empreitada


CBD0261 – Linguagens Documentárias II (matutino)
Professora Marilda Lopes Ginez de Lara

Caio Longo Machado de Almeida/10303070
Fernando Azambuja/9799300

Tema e justificativa para trabalho final

O grupo optou por realizar o trabalho final da disciplina como um Tesauro Brasileiro de RPG. Entendendo a dificuldade de acesso ao assunto e por se tratar de uma área ainda pouco convencional no meio acadêmico, segue uma breve explicação sobre o tema.

A sigla RPG vem de Role-Playing Game (Jogo de Interpretação de Papéis em tradução usual). Trata-se de um jogo surgido na década de 70 que destacou-se por oferecer uma dinâmica até então inovadora misturando elementos que, individualmente, já existiam e eram comumente utilizados mas, quando colocados em relação dentro de um mesmo conjunto operacional, trouxeram uma nova experiência aos usuários.

Passando por polêmicas ao longo de sua trajetória, sendo alvo de preconceitos e méritos, os jogos de RPG tiveram papel fundamental na cultura midiática e design de jogos posteriores a seu surgimento, além da formação cultural e intelectual de gerações de indivíduos. Dada sua influência, surgiram estudos diversos tanto dentro quanto fora do universo acadêmico.

Contudo, por se tratar de uma atividade limite, algo que fica na interseção de tantos fenômenos e ter características tão maleáveis, o RPG sempre sofreu pela falta de bases epistemológica e terminológica sólidas. Isso, no entanto, não impediu a produção científica da área que em terras brasileiras tem assumido um enfoque pedagógico crescente.

O presente trabalho propõe um primeiro passo para a organização desse conhecimento adquirido ao longo das últimas quase cinco décadas de existência do jogo. Não se pretende esgotar o assunto ou responder em definitivo as questões propostas por essa expressão tão rica que é o RPG mas, antes, oferecer um ponto de partida, mesmo que pela negação, ao pesquisador ou jogador interessado.

Fontes

DETERDING, Sebastian; ZAGAL, José P. Role-Playing Game Studies: transmedia foundations. New York: Routledge, 2018.

LIBERTY, Sam. What Are Role Playing Games Even? How are they that? Site Medium <https://medium.com>, 15 dez. 2018. Disponível em: https://medium.com/@SA_Liberty/what-are-role-playing-games-even-how-are-they-that-50071c5552e2. Acesso em: 06 nov. 2018.

RPGGeek. Portal com banco de dados de materiais relacionados a jogos de RPG. Disponível em:<https://rpggeek.com>. Acesso em: 06 nov. 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sombras em Nostar

Eles levavam suas vidas cotidianas. Pescavam, caçavam, colhiam, construíam. Nada de extraordinário, heróico ou particularmente interessante....