sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Novo projeto

Surge aquele momento durante a faculdade em que um professor pede um trabalho de tema livre. A única restrição é relacionar-se com cultura e comunicação. O que você faz? Um projeto que fale sobre RPG. é claro.

E surge também aquela colega que, não tendo a menor ideia do que fazer para apresentar ao final da disciplina, pergunta se pode fazer o trabalho contigo. Você aceita. E descobre que ela nunca jogou RPG. Mal sabe qualquer coisa sobre o jogo de mesa. Desespero.

Mas é justamente nesses momentos que surgem oportunidades. De ensinar e aprender. Esse é o atual desafio.

Segue a descrição de nosso projeto pro final do período.

CCA0204 – História da Cultura e da Comunicação II
Docente Anderson Vinícius Romanini
Fernando Azambuja/9799300
Janaina Abreu Oliveira/10431751
Apresentação de Projeto
Jogos de RPG: Análise em um contexto cibercultural

            Lançado comercialmente em 1974 nos EUA, o primeiro jogo de RPG (Role-Playing Games ou Jogos de Interpretação de Papéis em uma tradução livre) alcançou grande sucesso, principalmente, entre o público jovem ligado a determinados nichos sociais. Por aproximações temáticas, interessados em jogos em geral, leitores de quadrinhos, fãs de literatura fantástica e ficção científica sentiram-se atraídos por essa nova forma de entretenimento que surgia. Surgiam também os preconceitos em relação a essas manifestações incompreendidas e as denominações: os nerds viram-se segregados e encontraram em suas afinidades uma possibilidade de pertencimento e expressão. E aí, o RPG foi particularmente eficaz.
            Com o passar dos anos, a popularidade do jogo aumenta e os produtos desse novo mercado atingem outros países. Paralelamente, o mundo moderniza-se: novas formas de comunicação e produção passam a exercer influência cada vez maior na vida dos indivíduos. As relações de espaço e tempo mudam. Dentro desse novo contexto, surgem outras formas de entretenimento particularmente nos jogos eletrônicos. É feito um esforço no sentido de transpôr a experiência dos jogos de RPG para esse novo universo e o jogo original, analógico, agora chamado “de mesa”, já não é conhecido pelas gerações mais novas.

            Esse projeto consiste na apresentação de um seminário em que se faz uma análise das dinâmicas originais do jogo e as transformações por que passou ou poderia passar. Apontam-se mecanismos adaptados a essa nova realidade cibercultural e discute-se a questão sobre o RPG tal qual foi concebido ainda ser pertinente nos dias atuais.

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Eles levavam suas vidas cotidianas. Pescavam, caçavam, colhiam, construíam. Nada de extraordinário, heróico ou particularmente interessante....